quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Blog História do Espiritismo Divulgado


A Revista Espírita Histórica e Filosófica, de Porto Alegre, vem nos brindando com excelentes matérias de conteúdo doutrinário e resgate histórico do Espiritismo a cada número que publica. Em sua última edição (edição de número 9), a revista divulgou nosso Blog e publicou uma entrevista nossa. Eis a entrevista na integra: 

REHF - Como surgiu a idéia do Blog?
FELIPE - Desde o meu primeiro contato com a internet que eu a utilizo para estudar o Espiritismo e para buscar registros da história do movimento espírita no mundo. Aprendi muito e também consegui muitas informações preciosas, graças ao esforço de pessoas que procuraram compartilhar seus conhecimentos através da internet. A idéia do blog surgiu quando eu me dei conta de que eu também poderia compartilhar os meus conhecimentos com outras pessoas através da internet.

REHF - Qual a importância da internet na divulgação do Espiritismo?
FELIPE - Uma importância enorme.  A internet é hoje uma das ferramentas mais utilizadas do mundo e serviu para minimizar as distâncias que existem entre os países. Os espíritas não podem ficar negligentes a este fato. Pode-se, portanto, fazer com que a internet seja uma excelente ferramenta para divulgar o Espiritismo para o mundo todo. Contudo, acredito que seja importante fazer um alerta: nem tudo aquilo que se apresenta como sendo espírita o é de fato. É importante ser bastante criterioso antes de aceitar que determinada informação seja uma legítima informação de conteúdo espírita. Não há outra maneira de se adquirir tal critério que o estudo constante das obras de Allan Kardec.

REHF - Por que elegeu a história em teus trabalhos espíritas?
FELIPE - Me apaixonei pela história muito cedo. Lembro-me até hoje do conteúdo de algumas aulas de história que eu tive no primário. Quando eu contava com dezoito anos de idade,  li o livro “A História do Espiritismo” (The History of Spiritualism, título original), de Arthur Conan Doyle e passei e me interessar também pela história do Espiritismo. Desde então tenho procurado conhecer tudo o que já foi escrito a respeito do tema.

REHF - Quais os projetos que está desenvolvendo para o futuro do blog?
FELIPE - Pretendo que o conteúdo do blog possa abranger a maior parte dos lugares onde o Espiritismo se fez presente no passado. E ainda, norteado por uma sugestão de Allan Kardec publicada na Revista Espírita de 1864, pretendo discorrer sobre as causas que puderam favorecer ou retardar o desenvolvimento do Espiritismo nesses locais.

Nota do Blog:

Nossos sinceros agradecimentos aos amigos Cristian Macedo (historiador) e Maria Carolina Gurgacz (editora da revista) pela divulgação e pela entrevista. Quem quiser adquirir a revista na integra ou fazer uma assinatura, entre em contato com Maria Carolina Gurgacz pelo e-mail:  filosofiaespirita@gmail.com. Conheçam também o site: http://revista.filosofiaespirita.com/

Um comentário: