sexta-feira, 4 de março de 2011

Primeiro Encontro de Léon Denis com Allan Kardec

                                                     (Léon Denis)

Eduardo Carvalho Monteiro

 
Havia apenas três anos que Léon Denis se iniciara no Espiritismo quando, em 1867, Allan Kardec aceitou um convite para pronunciar uma conferência em Tours. Léon Denis teve então a oportunidade de se entrevistar com o Codificador na quinta de Leandre Rebondin, que hospedava o casal Rivail, conforme descreve o próprio Denis:

Alugáramos para recebê-lo e ouvi-lo, uma sala na Rua Paul Louis Courrier e pedíramos a necessária autorização à Prefeitura pois, durante o Império, uma severa lei proibia qualquer reunião de mais de vinte pessoas. Acontece que no momento fixado para essa assembléia fomos informados de que o nosso pedido fora indeferido. Encarregaram-me então de permanecer no local a fim de avisar os convidados de que deviam dirigir-se a Spirito-Villa, a casa do senhor Rebondin, na rua Sentier, onde a reunião se iria realizar no jardim. Éramos aproximadamente trezentos ouvintes, em pé, apertados de encontro às arvores. Sob a claridade das estrelas, a voz doce e grave de Allan Kardec fazia-se ouvir; podia-se ver a sua fisionomia, iluminada por uma pequena lâmpada colocada sobre uma mesa no centro do jardim, proporcionando um aspecto fantástico. Foram-lhe postas várias perguntas e ele respondia com bondade, sorridente... As flores do senhor Rebondin ficaram destruídas, mas o importante foi o sucesso daquela noite...lembrança perpétua e indelével. Falou-nos sobre a obsessão e várias questões lhe foram postas, às quais respondeu sempre bondosamente. Terminada a reunião, todos levaram inefáveis recordações desse memorável encontro.

No dia seguinte, voltei a Spirito-Villa, a fim de visitar o Mestre; encontrei-o trepado numa escada, ao pé de uma grande cerejeira, apanhando os frutos que deitava a madame Allan Karde.Uma cena bucólica que o distraía das suas graves preocupações.

No seu artigo “História do Desenvolvimento do Espiritismo em Tours”, Denis completa a informação dos seus contactos com o mestre de Lyon: Eu vi-o mais duas vezes depois da sua viagem a Tours: na sua residência na Rua Saint Anne, em Paris, e pela última vez em Bonneval, na quinta Petit Bois, onde os espíritas do Eure-et-Loire e Loire-et-Cher estavam reunidos para ouvir os seus discursos e confraternizarem. No ano seguinte, em 1869, morria ele subitamente pela ruptura de um aneurisma.

A Rua Sentier, em Spirito-Villa, tornou-se um lugar importante e histórico para o Espiritismo, pois foi onde aconteceu a primeira conferência espírita à luz das estrelas, e onde se deu o primeiro dos três encontros que Léon Denis teve com Allan Kardec.

Esta importância histórica levou-nos a conhecer o local no ano 2000. O que era uma quinta, em cujo jardim puderam instalar-se 300 pessoas, conforme relata Denis, foi dividida em lotes ainda naquela época, e hoje abriga casas centenárias muito bem cuidadas pelos seus moradores. Uma pequena rua só para peões, dá entrada a Spirito-Villa, a qual percorremos emocionados. Escolhemos uma casa com um vasto jardim, que imaginamos ser uma parte daquele pisado por Allan Kardec para a sua conferência e, com um pouco de receio, tocamos a campainha. Um jovem atendeu e, falando em inglês, pedimos para fotografar o jardim da sua casa, já que éramos pesquisadores e escritores brasileiros e ali, há mais de 130 anos, dera-se um acontecimento muito importante para nós. Confessamos que tínhamos receio de sermos mal recebidos, perante a inusitada história contada. Porém, para surpresa nossa, o jovem André, muito gentil, franqueou-nos a entrada e foi chamar a sua simpática avó, Madame Madeleine Renaud que, além da sua amizade, nos ofereceu uma cópia dos documentos da propriedade, datados de 1840 e autenticados com o selo em branco de Napoleão. Não há dúvida que um documento como este pode não representar quase nada para a história do Espiritismo, mas a fidalguia e a amizade com que aquela família de Tours nos recebeu e confiou nos motivos pelos quais dois desconhecidos, que não falavam a sua língua, lhes bateram à porta, foi quase tão emocionante como pisarmos aquela terra em que sabíamos que dois gigantes do pensamento humano tinham deixado as suas marcas há mais de cem anos. Foi, pois, com os olhos nublados e a recordar a descrição de Léon Denis do seu encontro com o mestre, que passamos alguns minutos naquele jardim, fazendo uma sentida prece e tentando transportar a nossa mente para o distante ano de 1868, para ouvir os ecos das palavras do mestre sob a luz da lamparina e tendo por teto a abóbada celeste. Parecia que a terra ainda guardava a doçura das cerejas caídas aos pés de Amélie Boudet e que o farfalhar das folhas secas, denunciando a chegada do jovem Léon Denis atrasado para o início da reunião, ainda era ouvido pela nossa fantasista audição. E o mesmo sentimento bucólico que Denis viu naquela cena, ele no-lo emprestou, e a nossa imaginação voou alto, muito alto...

Aos privilegiados trezentos ouvintes daquela memorável conferência, somara-se mais um...

Fonte: http://www.geb-portugal.org/Admin/Ficheiros/oencontr369.pdf

8 comentários:

  1. O encontro dos grandes apostolos do Espiritismo!

    Deve ter sido uma noite emocionante..

    Imagino tb a sua alegria em pisar nessas terras...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Felipe, ainda não tinha visitado o seu blog. Hoje tive o privilégio de ler este texto e gostei muito. Divulguei para os meus contatos e queria te incentivar a continuar com este trabalho muito legal! Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Carol, Muitíssimo obrigado pelo comentário e pelo incentivo! Fico muito feliz que você tenha gostado do Blog. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Felipe, não conhecia o seu blog.Hoje li o material pesquisado por você e gostei muito. Continue a fazer este trabalho muito bom e interessante. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Olá Felipe, me emocionei ao ler este material pesquisado por você, Gostei muito, continue a divulgar o Espiritismo .Parabéns .

    ResponderExcluir
  6. Elisabete e Lisema,

    Obrigado pelos comentários. Espero que continuem sempre nos prestigiando. Qualquer dúvida, podem me escrever. Um abraço, Felipe.

    ResponderExcluir
  7. ISSO SIM QUE É ESPIRITISMO,A HISTÓRIA COMO ELE COMEÇOU A LUZ DA FILOSOFIA,AS SUAS DESCOBERTAS,OS FILÓSOFOS QUE CONTRIBUÍRAM COM A DOUTRINA, CONTRIBUINDO COM MAS LUZ A ESSA DOUTRINA MARAVILHOSA.VOCES DEVERIAM POSTAR MAIS SOBRE A FILOSOFIA ESPIRITA QUE É BASTANTE RICA EM CONHECIMENTOS.DIGO ISSO,PORQUE A DOUTRINA ESPIRITA ESTÁ SE DESVIANDO DA SUA PUREZA DOUTRINÁRIA.

    ResponderExcluir
  8. Zélia,

    Obrigado pelo comentário. A proposta deste blog é fazer um resgate histórico do Espiritismo e do movimento espírita mundial. Contudo, pode ter certeza de que atráves desse resgate histórico irão surgir textos de grande profundidade filosófica. Eu te convido a conhecer o trabalho dos amigos da Revista Espírita Histórica e Filosófica (obs: não deixe de conferir as palestras do Cosme Massi também):

    http://revista.filosofiaespirita.com/

    E também do Instituto de Pesquisas Espíritas Allan Kardec (IPEAK):

    http://www.ipeak.com.br/site/index.php

    Qualquer dúvida, pode me escrever.

    Um abraço,
    Felipe.

    ResponderExcluir