sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Resgate Histórico - Carta de Allan Kardec a propósito da Humildade


Continuando com a série de correspondências inéditas de Allan Kardec publicadas pela revista Reformador no início do século XX, o Blog História do Espiritismo apresenta uma nova correspondência de Allan Kardec.


Carta de Allan Kardec a propósito da Humildade
Sr. ,(1)
   Recebi a carta que me fizestes a honra de escrever e à qual não foi possível ainda responder por minha culpa; mas nestes últimos tempos minhas ocupações têm sido tão multiplicadas, que minha correspondência, que é muito numerosa, tem sofrido muito. Declaro-vos francamente, Sr., não ter bem compreendido o objeto de vossa carta, que não me parece ter relação direta com os trabalhos que me ocupo. Não vejo, pois, que responder-lhe senão que pareceis rebaixar-vos muito; não é preferível a humildade exagerada a um orgulho deslocado. Ignoro se conheceis a doutrina espírita: ela nos ensina que os sentimentos do coração somente nos elevam aos olhos de Deus, que não tem em conta alguma o nascimento ou a posição social. O Cristo no-lo provou nascendo de pais pobres, em um estábulo.
   Os homens, sem dúvida, não julgam todos sob esse ponto de vista; mas se para muitos o prestigio da fortuna e do nascimento é uma medida de sua estima, nós vemos, entretanto, cada dia, graças ao progresso das idéias, caírem as barreiras levantadas pelos prejuízos. A primeira de todas as aristocracias que se formou é a da força brutal; a do nascimento acompanhou-a; depois veio a do dinheiro; a da inteligência começa; mas a mais legítima de todas, a única reconhecida por Deus é a da virtude, porque a única cujos méritos nos acompanham além do túmulo: é seu reino que a doutrina espírita prepara. Se quiserdes estudar seriamente essa doutrina, eu vos aconselho a fazê-lo no ponto de vista moral e filosófico; é nesse sentido que ela oferece inesgotáveis tesouros ao observador consciencioso.
Aceitai etc.
                                                                                                          Allan Kardec

(1) O nome do destinatário não foi conservado.

Nota do Blog: Esta correspondência foi publicada pela revista Reformador em 1914, página 322.

4 comentários:

  1. Kardec, gênio como sempre!

    Ademir Xavier
    eradoespirito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Felipe,

    parabéns pela iniciativa.

    Regis Mesquita
    http://nascervariasvezes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.
    Como posso entrar em contato com vocês?
    Meu email.: ecpmoderador@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. J. Burato,

    Pode entrar em contato comigo pelo e-mail: historia.espiritismo@gmail.com.

    Abraços,
    Felipe.

    ResponderExcluir