sábado, 6 de novembro de 2010

Raríssimo Retrato de Allan Kardec




   Na Revista Espírita de Janeiro de 1867, Allan Kardec publicou o seguinte anúncio:
                                             RETRATO DO SR. ALLAN KARDEC
                        (Desenhado e litografado pelo Sr. Bertrand, artista pintor)

Dimensão: papel china, 35 cm. x 28 cm; com a margem, 45 cm. x 38 cm. – Preço: 2 fr. 50 c; pelo correio, para a França e a Argélia, porte e estojo de embalagem, mais 50 c. – Em casa do autor, rue des Dames, 99, Paris-Batignolles e no escritório da Revista.
O Sr. Bertrand é um dos excelentes médiuns escreventes da Sociedade Espírita de Paris e deu provas de zelo e devotamento pela doutrina. Esta consideração, aliada ao desejo de lhe ser útil, tornando-o conhecido como artista de talento, fez calar o escrúpulo, por nós tido até aqui, de anunciar a venda de nosso retrato, com receio de que nisto vissem uma presunção ridícula. Apressamo-nos, pois, em declarar que somos completamente estranhos a essa  publicação, como a de retratos editados por vários fotógrafos.           

   Também na obra “Catálogo Racional das Obras para se Fundar uma Biblioteca Espírita”, na seção “desenhos”, Kardec faz menção ao mesmo retrato (com dimensões diferentes, porém):

RETRATO DO SR. ALLAN KARDEC, desenhado e litografado pelo Sr, Bertrand, pintor. – Dimensão: papel china 25 x 38 cm. – Preço: 2 fr. 50 c.; pelo correio, para a Franca e Argélia, porte e estojo de embalagem, 50 c. a mais.
* Fotografia in-4, de 25 x 20cm., 3 fr. Porte e embalagem, 50 c. a mais.
* Cartão-retrato: 1 fr.

   Na época em que li os anúncios, fiquei sem saber se o retrato mencionado era (ou não) algum dos retratos de Allan Kardec que conhecemos dos livros, revistas, internet etc.,  pois não não consta a imagem do retrato nas edições da Revista Espírita (1867) e do Catálogo Racional que eu possuo (por favor, me avise o leitor que souber de alguma edição em que conste o retrato).
    Algum tempo depois, quando folheávamos as páginas do Anuário Espírita de 1967, do Instituto de Difusão Espírita (IDE), deparamo-nos com uma grata surpresa: um raríssimo retrato de Allan Kardec! Como até então o retrato me era desconhecido, resolvi procurar nos meus livros e na internet para ver se encontrava algum retrato igual. Como não encontrei, revolvi publicá-lo neste blog.
   A data (1867) e o autor do retrato (Sr. Bertrand) conferem com as informações contidas na Revista Espírita e no Catálogo Racional.  Resta saber, porém, se o retrato acima é de fato o mesmo o retrato mencionado na Revista Espírita e no Catálogo Racional. Ainda segundo as informações do Anuário Espírita de 1967, o retrato foi desenhado num período em que o fundador do Espiritismo se encontrava bastante enfermo...

Um comentário: